Currículo Real, Oculto e Prescrito.
Currículo Real
É o currículo idealizado pela prática do professor, ou seja,
é experimentado é a reação dos alunos ante ao que está sendo aprendido, compreendido
e retido pelos mesmos. A característica marcante deste currículo é a
contextualização dos conteúdos. São os moldes formais do Currículo formal que
tomam vida na sala de sala onde se pode repensar seus conceitos e construir
competências de caráter conceitual, procedimental e atitudinal.
É o currículo que fato acontece na sala de aula em
decorrência de um projeto pedagógico e um plano de ensino. È a execução de um
plano é a efetivação do que foi planejado, menos que neste caminho de planejar
e do executar aconteça mudanças, intervenção da própria experiência dos professores,
decorrente de seus valores, crenças e significados. (Libâneo, p.172)
Essa metamorfose do conhecimento institucional ao
conhecimento vivencial oportuniza a construção do conhecimento gerando,
evidentemente, um saber significativo.
Currículo Oculto
É a representação de tudo o que os alunos aprendem pela
convivência em meia à convivência e a espontaneidade e o meio a várias
práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio
social e escolar. O termo oculto significa que ele não está prescrito, não a
parece no planejamento, embora se constitua como importante fator na
aprendizagem.
O currículo oculto é representado pelas influências que
afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor proveniente da
experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu
meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das praticas e
experiências compartilhadas em escola e nasala de aula, (Libaneo, p. 172).
Portanto o currículo oculto é constituído por todos aqueles
aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial,
explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais
relevantes. O que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes,
comportamentos, valores e orientações.
Currículo Prescrito
O currículo prescrito é um conjunto de decisões normativas
que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e
municipais de educação. É um currículo totalmente distanciado do currículo
real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a
escola cotidianamente.
O currículo prescrito atribuiu à escola o papel de
transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual
para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor
o execute da forma como veio estruturado.
Mesmo o currículo sendo prescrito, o professor através de
sua interação deve construir, no dia-a-dia, novas alternativas curriculares
para a sua prática docente.
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